AUTOR(ES): Kästner, Erich, 1899-1974; Trier, Walter, 1890-?, il.; Almeida, Virgínia de Castro e, 1874-1945, trad.
EDIÇÃO: 7a ed
PUBLICAÇÃO: Lisboa : A. M. Teixeira, 1961
COLECÇÃO: Os melhores livros para crianças ; 1
Erich Kästner
Satírico alemão, poeta e romancista.
Kästner é mais conhecido pelos seus romances juvenis que não eram populares entre os nazis – a sua famosa história Emílio e os Detectives não obteve logo permissão para ser publicado (1929). Nos livros infantis reflectia o seu optimismo social baseado na crença no poder renovador da juventude.
Erich Kästner nasceu em Dresden e a sua família enfrentou dificuldades. Depois do pai ter perdido o seu trabalho a mãe teve de arranjar pequenos trabalhos ou trabalhar como cabeleireira para ajudar a sustentar a família.
Kästner frequentou uma escola de formação de professores antes de ser recrutado para um regimento de infantaria de um ano, durante a Primeira Guerra Mundial I. A experiência fez dele um adversário ao longo da vida do militarismo. Após o serviço militar, estudou literatura alemã na Universidade de Leipzig.
Na década de 1920, trabalhou num banco e foi jornalista.
Em 1925, Kästner formou-se, apresentando uma dissertação sobre Frederico II e a literatura alemã.
Em 1927 Kästner mudou-se para Berlim e tornou-se um escritor freelancer. As primeiras obras, uma colecção de poemas, surgiu na década de 1920. A partir de 1930, Kästner dedicou-se inteiramente à escrita. Em 1931 foi eleito para a composição do PEN clube alemão.
Kästner ganhou fama com a novela juvenil Emílio e os Detectives que, mais tarde, foi adaptada ao cinema várias vezes.
Nos seus livros escritos para jovens leitores, Kästner usava o humor para expor a loucura humana e as mazelas sociais. Emil Tischbein, o herói de Emílio e os Detectives foi apresentado também em Emílio e os três gémeos (1933).
Em 1957 Kästner foi agraciado com o Prémio Büchner para a literatura.
Kästner morreu a 29 de Julho de 1974, em Munique. O seu túmulo está situado em Bogenhausen. Após a morte de Kästner, a Academia de Artes da Baviera estabeleceu um prémio literário em sua homenagem.
Virgínia de Castro e Almeida
Escritora portuguesa (Lisboa, 1874 – Lisboa, 1945).
Viveu na Suíça e em França. Estreou-se nas letras com A Fada Tentadora (1895), dando início em Portugal à literatura infantil. Foi contista e romancista, tendo-se extraído de algumas das suas obras argumentos para filmes. Dedicou-se também à literatura de viagens e estudos de índole pedagógica e histórica.
Nova Enciclopédia Larousse, Círculo de Leitores
Olá Maria,
ResponderEliminarComo faço para ter acesso a este livro, já que não sou aluno da escola, ou melhor, já terminei o meu percurso escolar?
Cumprimentos
Paulo