Outros tempos

"O maior defeito dos livros novos é impedir a leitura dos antigos." (Joseph Joubert)

sábado, 14 de novembro de 2009

Poesia para a infância







AUTOR(ES): Gomes, Alice, 1910-1983, compil.; Pinheiro, Costa, il.

PUBLICAÇÃO: [Lisboa] : Ulisseia, imp. 1955

ALICE GOMES
Escritora portuguesa natural de Granjinha (Tabuaço), estudou no Porto, cidade onde também foi professora. Foi casada com Adolfo Casais Monteiro. Começou a escrever no final dos anos vinte, tendo organizado, em 1955, a antologia Poesia Para a Infância. Traduziu o Principezinho de Saint-Exupery e dedicou-se, depois de 1967, exclusivamente à literatura infantil. Fundadora e dinamizadora da Associação Portuguesa para a Educação pela Arte, desenvolveu, através dessa Associação, diversos projectos pedagógicos considerados pioneiros.
Escreveu ainda As Histórias de Coca-Bichinhos (1967), Giroflé-Giroflá (1970), Os Ratos e o Trovador (1973).
O seu espólio foi doado pelo filho à Biblioteca Nacional.
COSTA PINHEIRO

Nasceu em Moura a 6 de Janeiro de 1932 e estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Em 1955 ilustrou “Poesia para a Infância”, antologia de Alice Gomes, Editora Ulisseia, e o romance de John Steinbeck “Noite sem Luta”, também da mesma editora. Realiza depois a sua primeira exposição individual na Galeria Pórtico, em Lisboa.
Em 1957, parte para Munique com outros artistas e expõe em conjunto e, no ano seguinte, expõe individualmente em Lisboa e no Porto.
Entre 1960 e 1962, é Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e membro do Grupo KWY com René Bertholo, Lourdes de Castro, Jan Voss, João Vieira, Christo, José Escada e Gonçalo Duarte.
De regresso a Portugal, é preso por razões políticas no Forte de Caxias e em 1963 regressa a Munique..
Desde então, prossegue a sua actividade artística e em 1967 recebe o Prémio de Pintura B.P.A. - Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa.
Depois de 1969, afasta-se da pintura e dos meios do comércio das artes mas continua a trabalhar em diversos projectos artísticos em Portugal e na Alemanha. Em 1976, recomeçou a pintar. Realiza diversas exposições, recebe prémios e faz ilustração de livros (“Cartilha do Marialva” de José Cardoso Pires).


Sem comentários:

Enviar um comentário