Outros tempos

"O maior defeito dos livros novos é impedir a leitura dos antigos." (Joseph Joubert)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nau Catrineta




Nau catrineta : livro de leitura / António G. Mattoso, A. Marques Matias
AUTOR(ES): Matoso, António G., 1896-1975; Matias, A. Marques, co-autor
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Liv. Sá da Costa, 1947



Calvet de Magalhães
Calvet de Magalhães nasceu em Lisboa, a 8 de Março de 1913. Depois de ter concluído o curso liceal no Liceu Passos Manuel, frequentou o Curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e o Curso de Cenografia na Secção de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa.

Foi professor e metodólogo da disciplina de Desenho no Ensino Técnico, artista plástico, jornalista e publicista. Notabilizou-se como pintor tendo recebido o Prémio Nacional de Arte Luís Lupi e o Prémio Amadeu Sousa Cardoso. Em 1956, é nomeado director da Escola Elementar Francisco de Arruda, cargo que ocupou até ao seu falecimento. Como director da escola, mobilizou pessoas e interesses em torno de múltiplas realizações de reconhecido valor, quer internas á escola (experiências pedagógicas de coeducação, integração de alunos deficientes, o 7º e 8º anos experimentais, utilização de meios audiovisuais), quer externas, de natureza cultural (organização de sessões aos sábados, com filmes e palestras por escritores, artistas, pedagogos) ou de serviço à comunidade (criação da Chiquinha - infantário, infantil e primária para filhos de professores e funcionários da área).

Não escondendo a sua preferência por uma profissão docente independente, apoiou e deu suporte logístico, como director da Escola Francisco de Arruda, ao Grupo de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário, embrião do futuro Sindicato dos Professores, desde a sua criação em 1969/70.


Sem comentários:

Enviar um comentário